quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O Capitalismo e a Natureza



Desde o avanço do capitalismo, a partir das grandes navegações, e sobretudo após a Revolução Industrial, a natureza passou a ser vista como uma fonte de recursos econômicos a ser explorada por meio de instrumentos cada vez mais sofisticados, criados pela ciência e pela tecnologia. Nesse processo, o ambiente foi submetido a uma contínua devastação, pondo em risco o equilíbrio do planeta e afetando a vida de toda a humanidade.
Problemas como o efeito estufa, a redução de camada de ozônio, a desetificação, o desmatamento, o lixo radiativo, a emissão de poluentes no ar, na água e no solo afetam, embora de maneira diferenciada, países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Afinal, esses problemas resultam de uma relação com a natureza baseada na exploração e devolução de dejetos, típica da chamada "Racionalidade Ocidental", características de quase todos os países do globo.

4 comentários:

  1. Bom o capitalismo está afetando muuito a natureza por varias razões, uma delas e a evolução de novas tecnologias que conforme cresce uma tecnologia tentadora nós aderimos a ela para facilitar o nosso dia-a-dia mas nós não temos noção ao dano que estamos fazendo ao meio ambiente.....
    Outro motivo é a construção de novas áreas de habitação que acaba desmatando km e km de matas, ou seja se continuar assim chegara em um ponto que não tera mais volta.O meu único medo é que as pessoas levam isso na brincadeira mas chegara algun dia que a terra não aguentara mais e só vai acontecer catastrofes que acabara com nossa humanidade.
    Quem acompanha jornais etc, sabe que isso está começando a acontecer e as pessoas estão nem ai ........"Como diz aquele velho ditado depois de leite derramado não adianta chorar", eu acho que as autoridades superiores tenque tomar providencias urgentemente......
    Vamos esperar para ver no que vai dar, mas se não parar estamos perdidos!

    LEANDRO ZURCHIMITTEN 2°MA.

    ResponderExcluir
  2. É isso desde o inicio as pessoas só pensam nos lucros e desmatam, queimam, poluem sem pensar... O capitalismo tem lá suas partes boas também mas precisa ser conciente se não acaba afetando muito o meio ambiente...

    Raquel Palma 2ºMA

    ResponderExcluir
  3. O grande problema do capitalismo, é que os comerciantes,empresários,entre outros,só pensam no lado lucrativo,mas se esquecem que por tras de tudo isso existe o meio ambiente,no qual necessitamos dela para nossa sobrevivência.
    É claro que todos precisam de seus lucros, mas também podem buscar uma forma que afete menos a natureza, assim sofreremos menos com as consequencias do nosso planeta.



    Douglas Pedroso 2MA !

    ResponderExcluir
  4. O problema de visar só lucros e do capitalismo é que eles não estão nem aí para o meio ambiente,só pensam no dinheiro que isso vai dar,quem é realista sabe que o mundo vai ser assim sempre,sempre viveremos em um mundo capitalista,mas as autoridades podem fazer algo para minimizar os problemas,por exemplo,o banco Bradesco plantou um milhão de muda de arvores para reflorestar o planeta,se é verdade ou não,não saberemos,mas seria ótimo que isso fosse verdade.É bom que comecem a se conscientizar agora porque depois será tarde!

    Renan Cardoso 2MA !

    ResponderExcluir