sábado, 19 de dezembro de 2009

Biodiversidade



Para entender o que é a biodiversidade, devemos considerar o termo em dois níveis diferentes: todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada indivíduo, e as inter-relações, ou ecossistemas, na qual a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras.

A diversidade biológica está presente em todo lugar: no meio dos desertos, nas tundras congeladas ou nas fontes de água sulfurosas.

A diversidade genética possibilitou a adaptação da vida nos mais diversos pontos do planeta. As plantas, por exemplo, estão na base dos ecossistemas.

Como elas florescem com mais intensidade nas áreas úmidas e quentes, a maior diversidade é detectada nos trópicos, como é o caso da Amazônia e sua excepcional vegetação.

Impactos sobre a biodiversidade


Tanto a comunidade científica internacional quanto governos e entidades não-governamentais ambientalistas vêm alertando para a perda da diversidade biológica em todo o mundo, e, particularmente nas regiões tropicais. A degradação biótica que está afetando o planeta encontra raízes na condição humana contemporânea, agravada pelo crescimento explosivo da população humana e pela distribuição desigual da riqueza. A perda da diversidade biológica envolve aspectos sociais, econômicos, culturais e científicos.
Em anos recentes, a intervenção humana em hábitats que eram estáveis aumentou significativamente, gerando perdas maiores de biodiversidade. Biomas estão sendo ocupados, em diferentes escalas e velocidades. Áreas muito extensas de vegetação nativa foram devastadas no Cerrado do Brasil Central, na Caatinga e na Mata Atlântica. É necessário que sejam conhecidos os estoques dos vários hábitats naturais e dos modificados existentes no Brasil, de forma a desenvolver uma abordagem equilibrada entre conservação e utilização sustentável da diversidade biológica, considerando o modo de vida das populações locais.
Como resultado das pressões da ocupação humana na zona costeira, a Mata Atlântica, por exemplo, ficou reduzida a aproximadamente 10% de sua vegetação original. Na periferia da cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, são encontradas áreas com mais de 500 espécies de plantas por hectare, muitas dessas são árvores de grande porte, ainda não descritas pela ciência.

3 comentários:

  1. "Em anos recentes, a intervençao humana em habitats que eram estaveis aumentou significativamente, gerandfo perdas maiores de biodiversidade."

    O homen acaba se preocupando somente em ganhar, e nao se preocupa com a natureza pra nao ser um gasto a mais no orçamento por isso ele vai desmatando poluindo rios contruindo cada vez mais, mas até onde vamos?. talvez meus filhos moram de causas naturais, tudo porque nos mesmos destruimos aos poucos o planeta e ele ja vem mostrando consequencias com altas temperaturas, fortes chuvas, tornados etc. Poderiamos todos ajudar a si mesmos usando os meios corretos para as coisas para termos um planeta melhor cuidando.

    by:Tiago Cardoso. 2A Bjoo.

    ResponderExcluir
  2. A biodiversidade é tudo ao nosso redor, faz parte da nossa vida..Algumas mudanças não podemos evitar mas muitas podemos, fazendo nossa parte, porém a ignorância e até mesmo egoismo das pessoas acaba atrapalhando o simples ato de não jogar lixo no chão ajudaria...

    Raquel Palma 2ºA

    ResponderExcluir
  3. Para todas as coisas na vida existem soluçoes algumas sao mais complexas outras nao,para tudo na vida hÁ esperança basta confiarmos na nossa capacidade de entender pra que e por que as coisas existem.Atraves dessa concientizaçao poderemos tornar nosso mundo mais habitavel.

    ResponderExcluir